30/08/2016

[Listas] Referências ao autor Stephen King em Stranger Things



Hey, galera. Tudo de boa por aí?

O site Literatura Policial adaptou um texto de Mark Oliver, que foi originalmente publicado no site #AmReading, e que foi traduzido por Ana Paula Lax. O texto é sobre 7 referências a Stephen King na série Stranger Things, a série da Netflix que se tornou febre mundial.

1 - Cujo

Um dos clássicos de Stephen King e que será reeditado pela Suma de Letras Brasil em breve, “Cujo” não apenas aparece como uma sutil referência no programa, mas está lá literalmente, de corpo e alma e devidamente palpável. Quando o xerife Hopper sai para identificar o corpo de Will, o oficial guardando a porta está lendo uma cópia de “Cujo”. Rola até close do rosto de Mr. King na contracapa.









2 - Carrie, a estranha

A história de Carrie, uma menina jovem e estranha que tem poderes excepcionais, tem paralelos óbvios com Eleven, não é mesmo? Mas é novamente mais do que uma coincidência. Quando Hopper e Joyce descobrem sobre as experiências científicas que culminaram nos poderes de Eleven, ela os resume com uma única frase arrebatadora:

“You ever read any Stephen King?” (Você nunca leu Stephen King?)



3 - A Incendiária

A própria Eleven parece ter saído das páginas de outro livro de King: “A Incendiária”, lançado em 1984. Aqui Stephen King escreve sobre uma menina cujos pais estavam envolvidos em experimentos secretos militares, que consistiam no uso de LSD para desenvolver poderes telecinéticos. Sua filha, que é extraordinariamente poderosa e tem habilidades estranhas, sempre tem hemorragias nasais após usar seus poderes, e eventualmente acaba fugindo da agência do governo que fazia os experimentos secretos. Ou seja, é exatamente A MESMA história de Eleven em Stranger Things, só que foi escrita há 36 anos.












4 - O Corpo

O conto “O Corpo” é mais conhecido por sua adaptação para o cinema, “Conta comigo” (Stand By Me), filme de 1986. Foi um dos primeiros grandes sucessos de Stephen King fora do gênero horror, e conta a história de quatro meninos que andam ao longo dos trilhas do trem para encontrar o corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias. A dinâmica por trás dos quatro rapazes é muito parecida com a das crianças de Stranger Things, principalmente na específica cena dos trilhos do trem.







5 - It - A Coisa


Os criadores da série disseram que eles queriam “desesperadamente” adaptar a história de King, “It, A coisa”, para o cinema. Já que eles não conseguiram, acabaram escrevendo Stranger Things – mas eles definitivamente mantiveram o abominável palhaço Pennywise em suas mentes. E eles até incluíram uma referência sutil a ele em uma das falas da série. Quando Will diz para a sua mãe que ele não tem medo de nada, ela brinca com ele e pergunta:
“Nem mesmo de palhaços?”





6 - O Nevoeiro

O conto “O Nevoeiro” é sobre uma pequena cidade no Maine que, subitamente, é envolta por uma névoa que esconde monstros de outro mundo. Criaturas estranhas passam a entrar no mundo real sob a cobertura dessa névoa espessa que preenche o cenário. É bem parecido com o monstro da série, que escapa do Mundo Invertido para assombrar a galerinha de Hawkins, nhéam?





 7 - A Hora do Vampiro


“A Hora do Vampiro” é uma história sobre vampiros que se apossam de uma pequena cidade no Maine. Começa quase igual a Stranger Things, com um menino que desaparece na floresta. No livro, os vampiros infectam a cidade através do menino que havia desaparecido. Do jeito que a primeira temporada de Stranger Things terminou, pode ser uma dica do que eles planejam para o pobre Will na próxima temporada. Talvez trazê-lo de volta não tenha sido uma ideia tão boa assim…


14 comentários:

  1. Nossaa! Tinha visto algumas referências mas não tantas hahah Tô aqui pensando "Como eu não vi isso?". Adorei o post! ❤

    http://sabiabia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha visto todas. E essas são só sobre o Stephen King. Imagine quantas referências existem na série!
      Muito obrigado <3

      Excluir
  2. Eu confesso que nunca li Stephen King, então não tinha pego nenhuma referência :(. Adorei o post e os seus resumos! Fiquei com vontade de ler "O Corpo", principalmente por saber que não é de horror - o que não faz muito meu tipo. Beijinhoss

    www.nathaliaorige.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, algumas das melhores histórias do King não são de terror, como À Espera de Um Milagre :3

      Excluir
  3. Aii, que post incrivel! Adorei mesmo <3 tenho mt vtd de ler stephen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo, você vai amar <3
      Obs: você vai sentir medo heuheuhe

      Excluir
  4. Nossa, Jess.. to impressionada com o número de referências! Acho que essa á a graça... Esses detalhes que encantam e fazem toda a diferença! Com certeza devem ter muitos mais ne?
    beijooo

    ResponderExcluir
  5. Ouvi tantas pessoas falando sobre Stranger Things, que deu até vontade de assistir kkkk
    quando eu tiver um tempinho vou começar a vê essa série.
    Uma série que adorei, que foi baseada no livro so Stephen King foi Under The Dome.

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vale muito a pena. De verdade.
      Ainda não vi ou li Under The Dome. Talvez um dia haha

      Excluir
  6. Que demais! Vou assistir a série outra vez pra prestar mais atenção nessas referências haha

    ResponderExcluir
  7. Eu não li muitos livros do King, então, não tinha pego nenhuma referencia. Li apenas 'Salem (A hora do Vampiro com nome novo) e concordo plenamente com a ideia. Rs... Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tu deveria ler haha
      Para começar, indicaria O Bazar dos Sonhos Ruins, Joyland, O Iluminado e Revival

      Excluir

Siga-nos no Instagram @dicasdojess