07/02/2015

[Resenha] Bile Negra

Oi gente, tudo bem com vocês? Tirando o calor, está tudo bem por aqui. Bom, como lhes avisei no último post, eu recebi do autor Alexandre Loch seu livro, Bile Negra. Mais uma vez, gostaria de agradecer ao autor por ter disponibilizado o livro para resenha. Agora, gostaria de parabenizá-lo, por ter escrito um livro tão incrível, algo que eu nunca havia lido antes.

A teoria dos quatro humores foi elaborada inicialmente na Antiguidade, no Egito, mas só ficou realmente conhecida através de Hipócrates de Cós, que a disseminou na Grécia por volta do século 4 a.C. Por ela entende-se que a saúde e a doença no ser humano seriam influenciadas pelo equilíbrio dos quatro humores (as quatro bílis, ou biles: sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra. A melancolia e outros estados da angústia seriam resultado do desequilíbrio da bile negra.

A obra nos faz questionar sobre nossos medos e nossas dúvidas. Todos nós temos problemas mas, às vezes, dói demais compartilhar isso com alguém. Talvez doa, ou talvez nós mesmos não tenhamos forças para compartilhar nossas angústias, e não tenhamos forças para pedir ajuda enquanto é tempo. E é essa insegurança que nos faz tomar decisões erradas. Adultério, alcoolismo, drogas, e outras coisas que nos fazem pensar que estamos no topo mas que, na verdade, está só piorando nossa situação.

Todos nós temos angústias, situações que nos deixam tristes e sem saber
o que fazer. O livro nos faz querer procurar alguém com quem compartilhar essas angústias. Nos faz acreditar que, quando temos um problema, o melhor a fazer é procurar ajuda, procurar alguém com quem possamos desabafar, compartilhar nossas dores e tristezas. Nos faz acreditar que
uma conversa produtiva pode ser libertadora.


6 comentários:

  1. Nossa, que livro profundo. Acho legal obras que nos fazem questionar á nos mesmos!

    BLOG: https://vidagourmetblog.wordpress.com/
    CANAL: https://www.youtube.com/c/BárbaraAlencarGL

    FACE: https://www.facebook.com/glifestyle.blog
    INSTA: http://instagram.com/bbconcurseira

    ResponderExcluir
  2. Olá Jess, tudo bem?

    De fato é um livro enriquecedor, pois possibilita reflexões acerca de nossa vida. Uma vida equilibrada nos dá a sensação de paz e para isso paradigmas devem ser quebrados. A obra está reverberando na minha cabeça, pois a todo o momento me pergunto qual o propósito de nossa vida? Devemos levar essa vida de consumismo? Podemos ter uma vida tranquila e satisfatória?

    São tantas perguntas que a obra suscitou que ainda ficará por um bom tempo em minha cabeça.

    Parabéns pela resenha.

    Wilson Brancaglioni
    www.estantedowilson.com.br

    ResponderExcluir
  3. De fato, Wilson. É uma obra diferente do que eu estou acostumado a ler, e me fez refletir sobre minha própria vida. Se estou fazendo a coisa certa, e se não vou me arrepender dela no futuro. Com certeza, uma grande obra.

    ResponderExcluir
  4. acredita que estou lendo esse livro? haha
    é ótimo, estou gostando muito da maneira como o autor apresenta a história, realmente um livro que vale muito a pena ser lido!
    adorei sua resenha, sem spoilers <3 kk
    beijos!

    www.resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Aliscia, é um livro realmente bom. Mais um nacional pra minha lista \o/

    Abraços <3

    Obs: Spoiler </3

    ResponderExcluir

Siga-nos no Instagram @dicasdojess